sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Música é Arte, não é competição.


Vários músicos se manifestaram nas redes sociais através do texto abaixo, numa crítica a 'cultura dos rankings' e o mecanismo que os legitima. Vender.



Música é Arte e Não Competição 

Curitiba, 16 de Outubro de 2015.Soundman Pako para o Tudobeats
Antes de mais nada gostaria de dizer que toda a minha vida, a qual eu dediquei praticamente só à musica, nunca o fiz por dinheiro. 
Desde os meus tempos de banda até o meu início como DJ, era e vai continuar sendo simplesmente porque eu gosto de música. 
Gosto do prazer que ela me dá, gosto da adrenalina de subir num palco ou cabine, gosto de ver e sentir que o que eu estou fazendo muda a expressão no rosto das pessoas. 
Em 25 anos de carreira recebi muitos convites que possivelmente me deixariam em uma posição financeiramente melhor. Pergunte-me se eu aceitei algumas delas? Alguns amigos próximos me chamaram de burro e tantos outros adjetivos que não convém falar aqui. Alguns de vocês podem estar pensando, esse Pako é do "underground", errado meu amigo, eu sempre estive ao lado da música que considero boa, não importa se é o pop do Prince ou o hardcore dos Dead Kennedys, eu gosto de música boa e ponto final ... Nunca busquei posição social sendo DJ, nunca passou pela minha cabeça fazer isso para entrar em camarotes, beber de graça, comer de graça, pegar as gatinhas e daí para pior. Parodiando Roberto Carlos "Eu sou aquele DJ a moda antiga" do tipo que se importa em agradar a pista mas sem nunca deixar de ensinar, mesmo sendo pelo modo mais difícil e não o mais fácil. O fácil é vazio, temporário, não ensina, não soma, é um zumbi. Há muitos anos descobri que as luzes coloridas, os neons e os holofotes um dia apagarão. Descobri há muito tempo que as mãos que hoje me aplaudem são as mesma que já ou no futuro podem me apedrejar. Não escolhi ser um "artista" para apostar corrida com outro artista. Numeros são só numeros, eles não definem o meu trabalho e muito menos quem eu sou. Não to nessa pra disputar posições com amigos meus. Quero fazer um trabalho que me agrade, e se agradar você também, ótimo, fico mais feliz ainda. Apostar corrida para ver quem chega em primeiro lugar pra mim é brincadeira de criança, e taí uma coisa que já não sou mais faz tempo. Bom, como sempre diz um grande amigo meu "dessa vida nada se leva". Quando eu partir dessa pra uma melhor ou eu não puder mais exercer a minha profissão quero que as pessoas olhem pra mim, já bem mais velho e digam para quem estiver ao lado, ta vendo aquele velho ali? É o Pako, um cara gente finissíma, super de boa, e era um puta dj. Isso não tem preço, tem valor.

Confira o manifesto



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *